domingo, 11 de agosto de 2013

Doping 1

DOPING

O primeiro acontecimento da utilização de estimulantes no esporte é datado  em 2700 a.C e ocorreu na China, na Dinastia Chen. Nesse caso, o imperador afirmou que fazia uso de uma planta local que continha altas doses de efedrina e era utilizado pelos lutadores chineses para dar ânimo e coragem. Os esteroides anabolizantes ficaram conhecidos em todo o mundo na década de 60 por meio do fisiculturista Fred Ortiz, que apareceu com um grande volume de massa, muito superior a de seus concorrentes.

Apenas em 1967, o Comitê Olímpico Internacional (COI), formou uma comissão para que fossem listadas as drogas que seriam proibidas e, a partir desse momento, passou-se a estipular punições para atletas que utilizassem esses produtos. Com o crescimento dos cuidados com o corpo nos anos subsequentes, cresceu a procura e a venda ilegal dessas substâncias. O exame de doping é feito com o exame da urina ou sangue e os controles são feitos em competições e fora delas. As substâncias proibidas podem ser divididas em 5 grupos principais: narcóticos, agentes anabolizantes, estimulantes, diuréticos, hormônio peptídicos e análogos.

As substâncias estimulantes são as que trabalham com o aumento da atividade cardíaca e o metabolismo. Podem diminuir o limiar da dor e conseguir os mesmos efeitos da adrenalina (com as anfetaminas, cocaína, efedrina e cafeína). Os atletas do vôlei, basquete e futebol são conhecidos por utilizá-las. Já as substâncias analgésicas e narcóticas são exemplificadas pela morfina e petidina. Nesse caso, elas atuam na sensação da dor e são utilizadas por atletas de esportes de muita resistência.

Os esteroides anabólicos são derivados do hormônio masculino, a testosterona. Eles aumentam o tamanho dos músculos, garantem a força e a potência. Porém, a voz das mulheres pode engrossar, podem ocorrer casos de agressividade, atrofia dos testículos e aumento do músculo cardíaco. É bastante utilizada por lutadores ou em qualquer esporte que envolva força explosiva.


Substâncias ilícitas mais utilizadas pelos atletas:

 Efedrina: Estimulante que atua no sistema nervoso e cardíaco. É utilizado com o intuito de perder peso e aumentar a energia. Pode causar paranoia psicótica, depressão e hipertensão.

Testosterona: O hormônio sexual masculino é usado para o aumento da massa muscular e pode causar a atrofia dos testículos e esterilidade.

Nandrolona: Esteroide do tipo sintético e é utilizado para o aumento da massa muscular. Pode causar câncer e problemas no ciclo menstrual.

Eritropoietina (EPO): É um hormônio sintético utilizado para aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos e a oxigenação das células. Pode causar o aumento da viscosidade sanguínea, probabilidade de um ataque cardíaco, embolia pulmonar e convulsões.

Furosemida (Lasix): É um diurético usado para a perda de peso corporal. Pode causar cólicas, náuseas e desidratação.

Alguns casos de doping mundo dos esportes:


→Maradona: Foi descoberto pela primeira vez quando jogava na Itália, em 1991, pelo uso de cocaína. Já na Copa de 1994, ele foi pego no exame antidoping pela utilização de efedrina e foi proibido de jogar por 1 ano.

→Romário: Foi pego no exame pelo uso de finasterida, uma substância encontrada no remédio que ele utilizava contra a queda de cabelo. Foi suspenso por 30 dias.

→Giba: Jogador da seleção de vôlei, ele foi pego no exame antidoping em 2002, quando jogava pelo Ferrara, da Itália. A substância encontrada foi maconha e foi suspenso por 8 jogos.

→Michel Phelps: Uma foto sua utilizando maconha foi divulgada pelos jornais. Ele ficou suspenso por três meses.

→Sueli Pereira: Atleta do arremesso de dardo, foi pega utilizando esteroides anabólicos e foi suspensa por dois anos.

força.jpg→João Derly: O atleta da equipe brasileira de judô utilizou diuréticos e levou suspensão por seis meses.

→Maurren Maggi: Atleta do salto, ela foi pega com clostebol, que aumenta a força muscular. Devido a isso, pegou dois anos de suspensão.

→Rebeca Gusmão: Foi pega pelo exame antidoping por duas vezes. Posteriormente, foi banida do esporte.

→Mariana Ohata: Triatleta brasileira, foi pega no exame em 2009 com a substância furosemida, um diurético capaz de encobrir a utilização de outras substâncias ilícitas. Ela foi suspensa por 6 anos e ficou proibida de participar de qualquer competição da União Internacional de Triatlo e da Confederação Brasileira de Triatlo.

Doping

Existem vários tipos de doping, mas aqui estudaremos os seguintes:
  
Esteroides anabolizantes  São drogas semelhantes aos hormônios androgênicos (testosterona), aumentando o anabolismo celular (via oral, intravenosa e intramuscular). Assim, o uso de esteroides anabolizantes provoca o aumento da massa muscular e da resistência, aumento da agressividade e melhora momentânea da capacidade de treino.
A sua utilização é detectável no controle (exames) e produzem efeitos secundários, tais como danos no fígado na pele e nos sistemas cardiovasculares e endócrino, tumores e alterações de personalidade, redução do tamanho dos testículos e diminuição da produção de espermatozoides (homens), sintomas de masculinização, diminuição da função dos ovários e redução do período de menstruação (mulheres), redução precoce do crescimento (adolescentes), aumento das secreções sebáceas, acne e crescimento anormal de pelos, tendinites, edemas, impotência e cancro na próstata.

Estimulantes – Este tipo de substâncias (via oral e nasal) atua no sistema nervoso central e podem dividir-se em estimulantes fracos (cafeína, teifilina) e estimulantes fortes (anfetaminas, cocaína e estricnina). As anfetaminas são as drogas mais frequentemente utilizadas produzindo os seguintes efeitos:
·         Redução da sensação de fadiga;
·         Aumento da competitividade e agressividade;
·         Aumento do fluxo sanguíneo.

Diuréticos – A introdução deste tipo de doping é normalmente via oral, sendo muito utilizados pelos atletas pois:
·         Provoca a redução rápida de peso, em esportes que envolvam categorias de peso, como no boxe, judô e no halterofilismo.
·         Redução da concentração de substâncias químicas na urina, de forma a iludir os testes.
Também é comum encontrar quem use laxantes para a redução de peso.

Analgésico – Atua como analgésico para o tratamento de dores moderadas ou fortes, sendo representada pela morfina e os seus derivados. A maioria destes compostos tem efeitos secundários bastante sérios, incluindo problemas respiratórios.

Gravidez interrompida – Divulgada no fim dos anos 70, onde supostamente os países escondidos por traz da cortina de ferro (período da guerra fria), faziam com que as atletas ficassem grávidas aproximadamente 100 dias antes do período de competição, para que a carga hormonal feminina seja aumentada. Quando a semana de competição se aproximava ocorria o aborto e desta forma estas atletas teriam algum tipo de vantagem nas competições.

Sanguíneo (auto-hemotransfusão) – consiste num aumento no volume sanguíneo através de transfusão, com o objetivo de aumentar a capacidade de transporte de oxigênio. Normalmente o sangue usado na transfusão é do próprio atleta. Este tem como objetivo o aumento da concentração de hemoglobina. Os danos ocasionados neste tipo de dopagem são os problemas vasculares.

                                   

domingo, 7 de abril de 2013

IMC


índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.
Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pelaOrganização Mundial da Saúde (OMS).

Cálculo

O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está emquilogramas e a altura está em metros.
\mbox{IMC} = \frac{\mbox{massa}}{(\mbox{altura} \cdot \mbox{altura})}

[editar]Exemplo de IMC

Para uma pessoa com 73 quilogramas de massa e 1,73 metros de altura, teremos:
\mbox{IMC} = \frac{73\;\mbox{kg}}{1,\!73\;\mbox{m} \cdot 1,\!73\;\mbox{m}} = 23,\!9\;\mbox{kg}/\mbox{m}^2

Classificação

O resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo:[1]
IMCClassificação
< 18,5Abaixo do Peso
18,6 – 24,9Saudável
25 – 29,9Sobrepeso
30,0 – 34,9Obesidade Grau I
35,0 – 39,9Obesidade Grau II (severa)
≥ 40,0Obesidade Grau III (mórbida)

Clique e faça o cálculo.


quinta-feira, 4 de abril de 2013

FUTSAL


HISTÓRIA DO FUTSAL



Existem 2 versões da criação do Futsal:

1ª  Acreditam que a origem do Futsal, tenha sido na década de 40, quando alguns jovens da ACM (associação cristã de moços) de SP, mediante a falta de campos de futebol, começaram a improvisar e jogar nas quadras de basquete.

2ª É a versão mais aceita, diz que o esporte surgiu na década de 30 no Uruguai. Neste período esse pais vivia um intenso amor pelo futebol por motivo da conquista da 1ª copa do mundo. O Professor Juan Carlos Ceriani decidiu elaborar regras novas para a modalidade usando regras de outros esportes como o handebol e o basquetebol. No início era chamado de Indoor-foot-ball.




O JOGO
Assista os melhores momentos da final da copa do mundo:
BRASIL X ESPANHA


FUNDAMENTOS DO FUTSAL

Os fundamentos são as técnicas necessárias para que se possa praticar o esporte ,no caso específico, o futsal.Abaixo descreveremos os principais fundamentos do futsal.

Passe:

 É a ação de enviar a bola a um companheiro ou determinado setor de espaço de jogo.

Drible
É a ação individual, exercida com a posse da bola, visando ludibriar um oponente quando  ultrapassado.

Cabeceio
É a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta.

Chute
É a ação de golpear a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).

Condução:
 É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.

Domínio de bola:
 Diferentemente do futebol, é realizada, na maioria das vezes, com a sola do pé.

Ainda temos como fundamentos básicos a FINTA e a MARCAÇÃO.


POSIÇÕES DOS JOGADORES NO FUTSAL


Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta quatro posições principais, que são:
  • Fixo - defensor, semelhante ao "zagueiro".
  • Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra
  • Pivô - movimenta-se no ataque
  • Goleiro - defende o gol de todos os ataques do adversário e também ataca.


Principais regras


04 – EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES
1- É vedado ao jogador o uso de qualquer objeto reputado pelo árbitro como perigoso ou nocivo à prática do desporto. O árbitro exigirá a remoção de qualquer objeto que, a seu critério, possa molestar ou causar dano ao adversário ou a si próprio. Não poderão usar piercing, brincos, pulseiras, cordões, colares, anéis ou alianças. Não sendo obedecido em sua determinação, ordenará a expulsão do mesmo.

REGRA 08 – BOLA DE SAÍDA
7- Não será válido o tento consignado diretamente de bola de saída.
RECOMENDAÇÕES:
c) Na bola de saída, para que o gol seja válido a bola deverá ser tocada ou tocar em qualquer outro jogador.
d) Se na bola de saída o jogador chutar diretamente na meta adversária e a bola entrar sem tocar em nenhum jogador, 
os árbitros marcarão tiro de meta.

REGRA 15 – TIRO LATERAL
4- A bola estará em jogo assim que o tiro lateral for concretizado de acordo com esta regra, e a bola depois de movimentada entrar na quadra de jogo.
9- Na execução do tiro lateral a bola deverá estar apoiada no solo, ser colocada na direção onde saiu, estar imóvel ou podendo mover-se levemente, colocada sobre a linha lateral ou no máximo 25 (vinte e cinco) centímetros para fora da linha.
11- A equipe que for executar o tiro lateral deverá fazê-lo nos 4 segundos posteriores em que a bola esteja à disposição.
13- Se o goleiro cobrar o tiro lateral em sua meia quadra de jogo, ele não poderá receber a bola, em sua meia quadra vinda de um seu companheiro enquanto a bola não tocar em jogador adversário. Se for um companheiro que executou a cobrança, o goleiro poderá receber uma vez em sua meia quadra.
14- Se o goleiro receber a bola em sua meia quadra de jogo vinda de um companheiro e o mesmo for de posse de bola para o ataque, não poderá retornar com ela para sua metade, sem antes tocar em um jogador adversário. Se isso ocorrer será marcado um tiro livre indireto contra o goleiro.
15- Se o goleiro receber a bola na quadra de ataque poderá retornar para sua quadra respeitando os quatro segundos.

REGRA 16 – ARREMESSO DE META
7- Após o goleiro executar o arremesso de meta e a bola ter entrado em jogo, não poderá recebê-la de um companheiro de equipe, em qualquer parte da quadra, sem que a bola tenha antes sido jogada ou tocada por um adversário.
9- Se o goleiro executar a cobrança de maneira incorreta, os árbitros devem mandar repetir a cobrança e reinicia a contagem dos quatro segundos a partir dos segundos que já tinham passado após a primeira autorização, até que seja cobrado corretamente ou ultrapasse os quatro segundos.
PUNIÇÃO
c) Se o goleiro, após ter posto a bola em jogo a recebe de volta de um seu companheiro, toca ou controla a bola com as mãos, ou com os pés, sem esta haver tocado em jogador adversário, sua equipe será punida com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, com a bola colocada no local onde ocorreu a infração, salvo se ocorrido dentro de sua área penal, quando a bola será colocada sobre a linha da área e no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração;