quinta-feira, 4 de abril de 2013

FUTSAL


HISTÓRIA DO FUTSAL



Existem 2 versões da criação do Futsal:

1ª  Acreditam que a origem do Futsal, tenha sido na década de 40, quando alguns jovens da ACM (associação cristã de moços) de SP, mediante a falta de campos de futebol, começaram a improvisar e jogar nas quadras de basquete.

2ª É a versão mais aceita, diz que o esporte surgiu na década de 30 no Uruguai. Neste período esse pais vivia um intenso amor pelo futebol por motivo da conquista da 1ª copa do mundo. O Professor Juan Carlos Ceriani decidiu elaborar regras novas para a modalidade usando regras de outros esportes como o handebol e o basquetebol. No início era chamado de Indoor-foot-ball.




O JOGO
Assista os melhores momentos da final da copa do mundo:
BRASIL X ESPANHA


FUNDAMENTOS DO FUTSAL

Os fundamentos são as técnicas necessárias para que se possa praticar o esporte ,no caso específico, o futsal.Abaixo descreveremos os principais fundamentos do futsal.

Passe:

 É a ação de enviar a bola a um companheiro ou determinado setor de espaço de jogo.

Drible
É a ação individual, exercida com a posse da bola, visando ludibriar um oponente quando  ultrapassado.

Cabeceio
É a ação de cabecear a bola quando é de defesa muito alta.

Chute
É a ação de golpear a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).

Condução:
 É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.

Domínio de bola:
 Diferentemente do futebol, é realizada, na maioria das vezes, com a sola do pé.

Ainda temos como fundamentos básicos a FINTA e a MARCAÇÃO.


POSIÇÕES DOS JOGADORES NO FUTSAL


Muito parecido com o futebol, o futsal apresenta quatro posições principais, que são:
  • Fixo - defensor, semelhante ao "zagueiro".
  • Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra
  • Pivô - movimenta-se no ataque
  • Goleiro - defende o gol de todos os ataques do adversário e também ataca.


Principais regras


04 – EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES
1- É vedado ao jogador o uso de qualquer objeto reputado pelo árbitro como perigoso ou nocivo à prática do desporto. O árbitro exigirá a remoção de qualquer objeto que, a seu critério, possa molestar ou causar dano ao adversário ou a si próprio. Não poderão usar piercing, brincos, pulseiras, cordões, colares, anéis ou alianças. Não sendo obedecido em sua determinação, ordenará a expulsão do mesmo.

REGRA 08 – BOLA DE SAÍDA
7- Não será válido o tento consignado diretamente de bola de saída.
RECOMENDAÇÕES:
c) Na bola de saída, para que o gol seja válido a bola deverá ser tocada ou tocar em qualquer outro jogador.
d) Se na bola de saída o jogador chutar diretamente na meta adversária e a bola entrar sem tocar em nenhum jogador, 
os árbitros marcarão tiro de meta.

REGRA 15 – TIRO LATERAL
4- A bola estará em jogo assim que o tiro lateral for concretizado de acordo com esta regra, e a bola depois de movimentada entrar na quadra de jogo.
9- Na execução do tiro lateral a bola deverá estar apoiada no solo, ser colocada na direção onde saiu, estar imóvel ou podendo mover-se levemente, colocada sobre a linha lateral ou no máximo 25 (vinte e cinco) centímetros para fora da linha.
11- A equipe que for executar o tiro lateral deverá fazê-lo nos 4 segundos posteriores em que a bola esteja à disposição.
13- Se o goleiro cobrar o tiro lateral em sua meia quadra de jogo, ele não poderá receber a bola, em sua meia quadra vinda de um seu companheiro enquanto a bola não tocar em jogador adversário. Se for um companheiro que executou a cobrança, o goleiro poderá receber uma vez em sua meia quadra.
14- Se o goleiro receber a bola em sua meia quadra de jogo vinda de um companheiro e o mesmo for de posse de bola para o ataque, não poderá retornar com ela para sua metade, sem antes tocar em um jogador adversário. Se isso ocorrer será marcado um tiro livre indireto contra o goleiro.
15- Se o goleiro receber a bola na quadra de ataque poderá retornar para sua quadra respeitando os quatro segundos.

REGRA 16 – ARREMESSO DE META
7- Após o goleiro executar o arremesso de meta e a bola ter entrado em jogo, não poderá recebê-la de um companheiro de equipe, em qualquer parte da quadra, sem que a bola tenha antes sido jogada ou tocada por um adversário.
9- Se o goleiro executar a cobrança de maneira incorreta, os árbitros devem mandar repetir a cobrança e reinicia a contagem dos quatro segundos a partir dos segundos que já tinham passado após a primeira autorização, até que seja cobrado corretamente ou ultrapasse os quatro segundos.
PUNIÇÃO
c) Se o goleiro, após ter posto a bola em jogo a recebe de volta de um seu companheiro, toca ou controla a bola com as mãos, ou com os pés, sem esta haver tocado em jogador adversário, sua equipe será punida com um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, com a bola colocada no local onde ocorreu a infração, salvo se ocorrido dentro de sua área penal, quando a bola será colocada sobre a linha da área e no ponto mais próximo de onde ocorreu a infração;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente aqui..